quinta-feira, 20 de maio de 2010

Transmedia: Flashforward da ABC vai a loucura com Conteúdo Online
Em recente visita aos EUA, pude assistir a estreia do novo seriado da ABC - FlashForward. Inteiramente conceituado, roteirizado e produzido nas bases do Transmedia, promete ser o grande seriado UGC com engajamento de fãs do mundo inteiro. Abaixo um artigo que traduzi, um tanto precário, de LIZ SHANNON MILLER do The New York Times.

A extensa campanha da ABC com o tema What did you see? - O que você vê? - para a participação dos fãs bem como o Transmedia Planning ficará para eu comentar uma outra hora.Por enquanto aproveite o vídeo e o texto abaixo.

Versão original http://www.nytimes.com/external/gigaom/2009/09/25/25gigaom-abcs-flashforward-goes-crazy-with-online-content-91042.html

Flashforward da ABC vai a loucura com Conteúdo Online
A estréia da noite da ABC - Flashforward foi no estilo “Lost-ish” (algo no estilo de lost ou algo similar). Com o episódio piloto prometendo – pelo menos uma temporada está garantida – atrativos fortes no drama e no mistério. O programa aposta em ser um dos primeiros dramas da grande rede para realmente compreender o potencial dos meios de comunicação social. No piloto, a população do mundo inteiro cai inconsciente durante 2 minutos e 17 segundos, neste ponto, em que cada um têm uma visão do que estará fazendo em 29 de abril de 2010 – e, assim, todo mundo na Terra tem uma experiência única que, quando compartilhada com outras pessoas, podem ajudar a decodificar o mistério por trás do “Blackout” Global. Assim, uma corajosa e jovem agente do FBI sugere construir um site para compilar disse “flashes”. …

O Mosaico Coletivo
Esta técnica lançada no início do verão, muito antes do episódio piloto ir ao ar, é essencialmente o acompanhamento através de sugestão inicial de agente Hawk’s: uma elegante interface Flash que hospeda vídeos e textos que descrevem as visões das pessoas. No entanto, as visões em questão não foram escritas pelos produtores do programa – é tudo UGC – user generated content.

Os vídeos foram filmados principalmente na Comic-Con 2009, onde a ABC teve um estande criado para recolher as visões de transeuntes. Você também pode enviar seus próprios comentários em texto para o site. O que significa que existem algumas contribuições que funcionam melhor do que outras – mesmo que o produtor/diretor/autor (showrunner) Marc Guggenheim seja demasiado literal. Ainda que o Mosaico Coletivo não funcione como um dispositivo de contar histórias, ainda assim é muito divertido para brincar, mudando a visão sobre as visões, por exemplo, permite que você faça conexões entre as visões de outras pessoas usando palavras-chave e ver o fluxo de atualizações. As pessoas realmente parecem estar envolvidas com a história delas próprias, se divertindo, imaginando seus próprios potenciais futuros – o que já é um grande bônus adicional.

http://abc.go.com/shows/flash-forward/mosaiccollective?cmp=09_FLF_JoinMosaic_promo

A Verdade Hack
Eu poderia escrever uma revisão geral em separado da verdade Hack sozinho, mas aqui está a versão Cliff’s. Notas: agora no Black Out Global, o jornalista investigativo Oscar Obregon tem também seus relatos por semana, esperando desenterrar respostas usando seu vlog, YouTube e Twitter. A teoria da conspiração é uma coisa bastante normal, mas você tem que amar os toques de como o ator que joga Obregon apareceu na Comic-Con para entrevistar aqueles que tinham acabado de dar testemunho no estande do Mosaico Coletivo. A ABC disse que não poderia revelar se Obregon estaria aparecendo no show desta temporada.

FlashFoward – A Experiência Facebook
Concentre-se em você, porque esta é sua viagem. Ao contrário do Mosaico Coletivo, que lhe dá a visão do autor sobre o seu potencial futuro, neste local, uma vez conectado à sua conta do Facebook, cria uma visão usando seus contatos no Facebook, atualizações de status e fotos. O resultado é mais do que um pouco chocante, e o uso de informações pessoais, eventualmente, faz fronteira com a invasão de privacidade – mas no geral é inegavelmente criativo e memorável.

Flashforward: 11 coisas
Este conteúdo não é história, mas sim por trás das cenas de acontecimentos/coisas/elementos…um grande quebra-cabeças. Da série de curtas entrevistas, Guggenheim e o co-produtor executivo David S. Goyer fornecem sugestões quanto ao que os telespectadores deveriam prestar atenção em episódios passados e futuros do programa. Honestamente, o primeiro episódio é um pouco decepcionante, mesmo sabendo que o episódio em que o presente alcança com o futuro irá ar em 29 de abril de 2010.

ABC.com Live Chat
Durante a estréia da noite passada, os fãs tiveram a oportunidade de conversar ao vivo com Goyer e Guggenheim via Facebook. Depois da exibição do programa na TV, a ABC imediatamente disponibilizou o vídeo na internet. (…) Outras marcas estão começando a desempenhar nesta área também. A Sprint está patrocinando a experiência Ahead Flash, que permite aos clientes utilizarem uma palavra-chave em texto exibido no início de cada novo episódio para dar uma espiada no conteúdo que vem por aí. Em outubro vai trazer uma série de oito episódios de entrevistas do “homem da rua” – roteiro patrocinado pela Lexus.

http://abc.go.com/shows/flash-forward/flash-ahead

E tudo isso é proveniente da final da ABC. Sua equipe começou a se reunir com os produtores FlashFoward em janeiro passado, para traçar estratégias de conteúdo, e estará trabalhando com o show durante toda a temporada para continuarem a adquirir e engajar fãs. Quantos fãs serão arrematados pela experiência completa é uma pergunta interessante, cuja resposta continua em aberto. Tendo passado por tudo isso hoje, posso dizer que estou exausto – mas animado sobre o episódio da próxima semana.

Buscado em http://www.andremachado.com/?p=892

Nenhum comentário:

Postar um comentário